25 de julho

Mês da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha

Confira uma trilha de conteúdos, vídeos, artigos e podcast sobre o papel da mulher negra em nossa sociedade e políticas públicas de inclusão e combate ao racismo.


Todos os conteúdos contam com a participação de lideranças negras da Rede CLP.

[ARTIGO]

Rompendo com a invisibilidade: A importância da construção de políticas públicas para mulheres negras


“E não sou eu uma mulher?” Esse questionamento foi feito em 1851 por Sojourner Truth, mulher negra abolicionista e defensora dos direitos das mulheres negras, em um encontro onde eram discutidos os direitos políticos das mulheres, em principal das mulheres brancas. Nesse encontro, por meio de um famoso discurso, Sojourner trouxe à tona a invisibilidade das mulheres negras perante uma lógica social excludente em consonância com a estrutura do racismo, que colocava e ainda coloca mulheres negras em uma situação muito mais excludente em relação a outros grupos.


Confira o artigo da líder Aline Miranda sobre o tema.

Leia

[VÍDEO]

Afrofuturismo e Gestão Pública: uma conversa sobre futuros possíveis


A Rede Negritude Pública, em parceria com a Rede Mulheres Públicas e com o CLP, realizou o encontro em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha


🗯️ Convidada: Rafaela Bastos, gestora pública e Presidente da Fundação João Goulart.

[ARTIGO]

6 atitudes para combater o racismo institucional no setor público


O racismo, formalmente definido como o feito de discriminação baseado na crença da existência de uma hierarquia entre raças e etnias, é comumente confundido com o colorismo, movimento segundo o qual os possuidores de pele clara seriam os ditos superiores, enquanto os de cor mais escura, independente de sua condição econômica, gênero, entre outras características, estariam sempre em um lugar de inferioridade.


Leia o artigo de Maria Letícia Machado e Braulio Humberto.

Leia

[RODA DE CONVERSA]

#JulhoDasPretas e a importância da mulher negra no ecossistema de empreendedorismo


CLP, Rede Negritude Pública e Endeavor Brasil realizaram uma roda de conversa #JulhoDasPretas e a importância da mulher negra no ecossistema de empreendedorismo.

[ARTIGO]

Os quatro períodos do Movimento Negro e suas conquistas


O Movimento Negro é necessário e continuo, ao passo que a equidade não se atinge com a existência de um, mas sim com a multiplicidade, aperfeiçoando cada vez mais a democracia.


Confira o artigo da líder Camila Guimarães sobre o tema.

Leia

[PODCAST]

O papel do negro no setor público


Neste episódio do Coisa Pública, o podcast do CLP que discute os principais problemas do Brasil e conversa com quem está trabalhando para resolvê-los, vamos debater ações afirmativas e medidas que garantam a participação efetiva dos negros nos espaços de poder e em todas as esferas do Setor Público.

CLP - Centro de Liderança Pública