PRIMEIROS PASSOS

BOAS PRÁTICAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO PÚBLICA

Confira uma trilha para servidores públicos que estão dando os primeiros passos no tema

O CLP BRASIL

Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Para melhorar o Brasil, o CLP desenvolve e mobiliza redes, reunindo a sociedade civil, gestores públicos e instituições para que juntos possam fortalecer o trabalho de tornar o Estado mais justo, eficiente e capaz de entregar melhores serviços públicos para a população de forma sustentável.

📌 ESTE MATERIAL

Este material apresenta uma trilha de conteúdos introdutórios sobre Inteligência Artificial aplicada à gestão pública, e compartilha boas práticas no tema que estão sendo desenvolvidas pelos estados. O objetivo é mostrar os avanços que o setor público vêm alcançando no tema e inspirar governos locais a adotarem iniciativas semelhantes.

Além disso, o CLP, em parceria com a Microsoft Brasil, desenvolveu um guia avançado sobre desenvolvimento de Inteligência Artificial no Brasil, que visa apoiar gestores públicos que estão desenvolvendo ferramentas de IA para a gestão pública. Confira.

ACESSAR GUIA COMPLETO

CONCEITOS BÁSICOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

inteligência artificial

A inteligência artificial, também conhecida pelas siglas IA (em português) e AI (em inglês), é um campo de estudo que busca formas para softwares desempenharem tarefas simples para seres humanos, mas complexas para uma máquina.


Um exemplo são as ferramentas de reconhecimento facial presentes em aparelhos celulares, capazes de ler os traços faciais da dona do dispositivo.

aprendizagem de máquinas

A aprendizagem de máquina, também conhecida pelo termo em inglês machine learning, é uma ciência que busca formas para um programa aprender a realizar tarefas de forma autônoma a partir de uma amostra de treinamento.


É o caso do chat GPT. A partir de amostras, a máquina aprende novas respostas às perguntas solicitadas pelo usuário.

internet das coisas

A Internet das Coisas, conhecida pelo termo em inglês "Internet of Things" (IoT), envolve a incorporação de sensores e recursos de conectividade em diversos elementos, ou "coisas", para que possam transmitir informações úteis.


Por exemplo, as concessionárias de energia elétrica podem empregar sensores em sua infraestrutura para detectar falhas na transmissão e acionar automaticamente equipes de reparo.

BRASIL PRECISA AVANÇAR NO MERCADO DE IA

O Brasil ainda tem muito a avançar no tema, principalmente no pilar de políticas públicas e regulação de IA na gestão pública.


O Ranking dos países mais desenvolvidos em Inteligência Artificial, lançado pelo site britânico Tortoise Media, analisou mais de 140 indicadores de 62 países. No ranking geral, o Brasil ocupa a 35ª posição, atrás de países República Tcheca, Malta e Arábia Saudita.

Confira uma série de boas práticas em IA que estão sendo desenvolvidas no Brasil.

INICIATIVAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DESENVOLVIDAS PELO SETOR PÚBLICO

ASSISTENTE IA (AGU)

em uma iniciativa pioneira de uso de novas tecnologias no setor público brasileiro, a Advocacia-Geral da União (AGU) iniciou a implementação de um assistente de inteligência artificial (IA) baseado na GPT-4, integrado ao sistema Sistema AGU de Inteligência Jurídica (Sapiens), que auxiliará membros e servidores da AGU no aprimoramento de operações cotidianas e na prestação de serviços à sociedade.


O assistente IA, que está já está em fase de testes na instituição, tem a capacidade de executar uma série de atividades, como a triagem e classificação de processos administrativos, consultivos e judiciais. A partir da base de conhecimentos produzidos pela própria AGU, a tecnologia é capaz, por exemplo, de dar suporte aos membros da instituição na rápida análise de documentos e dados; e na identificação de elementos chave de processos judiciais, podendo, inclusive, sugerir textos jurídicos e indicar legislações relevantes, modelos de teses judiciais e jurisprudências. Via AGU.

CHAT TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) passou a adotar internamente um modelo personalizado de inteligência artificial (IA) baseada em processamento de linguagem natural. O novo assistente virtual é baseado na ferramenta ChatGPT, desenvolvida pelo laboratório estadunidense OpenAI.


O chatbot, batizado de ChatTCU, poderá ser utilizado pelas equipes do Tribunal como apoio para otimizar tempo em produção de textos, adaptações para linguagem simples, traduções e análises relacionadas a ações de controle externo.


O ChatTCU oferece maior segurança, pois é executado na nuvem da Microsoft e não em ambiente público. As conversas também são protegidas por contrato, garantindo a confidencialidade das informações fornecidas pelos usuários. Via TCU.

CHATBOT JAQUE

No ano de 2019, a Secretaria do Tesouro Nacional implementou uma assistente virtual chamda 'Jaque', utilizando tecnologias de inteligência artificial para o Siconfi, o portal de informações contábeis da Administração Pública federal.


Em apenas quatro meses de operação, esse assistente virtual já havia concluído mais de 2.800 interações, aliviando a carga de trabalho dos servidores responsáveis pelo órgão. Nesse intervalo, foram registradas 138 respostas e cadastradas 1.380 possíveis perguntas.


Acesse o site da Secretaria e teste a ferramenta. Ela está disponível no canto interior direito da tela.

ZELLO, O CHATBOT NO WHATSAPP

Zello, o assistente virtual do TCU, utiliza inteligência artificial para interagir através de mensagens de texto. Originado durante as eleições de 2018 no Twitter, sua finalidade inicial era facilitar o acesso à lista de gestores com contas julgadas irregulares.


Com o tempo, Zello expandiu suas funcionalidades e agora oferece a emissão de certidões do TCU pelo WhatsApp. O processo é simples e ágil: basta selecionar o tipo de certidão desejado, fornecer o CPF ou CNPJ do interessado, e Zello enviará o arquivo por e-mail ou link para download. Ah, e a lista de gestores com contas julgadas irregulares para as eleições de 2020 já está disponível. Inicie uma conversa com o Zello pelo whatsapp. O número é +55 (61) 3527-2000.

CHAT SP 156

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia lançou o Chat SP 156, ferramenta que visa facilitar os serviços para os cidadãos por meio de inteligência artificial com respostas rápidas.


Em fase inicial, o chat conta com onze serviços de ajuda ao cidadão, desde denúncia de violência doméstica, serviços de proteção animal, operação tapa buraco, entre diversos outros assuntos que podem ser solicitados.


O acesso é simples. Basta adicionar o número 11 3230-5156 no WhatsApp e mandar uma mensagem. Apenas a conversa com o robô em si não gera protocolo de atendimento; mas caso preencha e conclua uma solicitação, o cidadão receberá um protocolo de atendimento normalmente, podendo acompanhar o andamento da solicitação dentro do próprio Chat SP156. Além disso, o cidadão poderá solicitar o atendimento humano.

VITÓR.IA

O Supremo Tribunal Federal (STF) está finalizando a fase de testes para o lançamento de uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA). Batizada de VitórIA, a plataforma vai ampliar o conhecimento sobre o perfil dos processos recebidos no STF e permitir o tratamento conjunto de temas repetidos ou similares.


A ferramenta identifica, no acervo de processos do Tribunal, os que tratam do mesmo assunto e os agrupa automaticamente. Assim, é possível identificar, com mais agilidade e segurança, por exemplo, processos aptos a tratamento conjunto ou que podem resultar em novos temas de repercussão geral.

SINAPSES

Originado no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e posteriormente assumido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio de um termo de cooperação técnica, o Sinapses é uma plataforma de análise preditiva que utiliza redes neurais, integrando-se ao sistema de processo judicial eletrônico (PJe).


Essa plataforma representa um modelo unificado para desenvolvimento de soluções de inteligência artificial dentro do âmbito do Poder Judiciário. Em uma análise realizada pelo TJ-RO, considerando o volume de processos recebidos ao longo do ano de 2017, constatou-se que o trabalho de triagem demandaria mais de seis anos se realizado por um servidor público. Em contrapartida, o sistema foi capaz de concluir essa tarefa no ambiente de testes em apenas 44 minutos.

CURSOS LIVRES E GRATUITOS

Inteligência Artificial no Contexto do Serviço Público

Este curso traz conceitos, sugestões de tecnologias e experiências de aplicação de Inteligência Artificial (IA). Por meio do conteúdo do curso, busca-se difundir a cultura da concepção digital como estratégia para criação de soluções eficazes para os diversos contextos, principalmente no serviço público. Saiba mais, faça sua inscrição!

ACESSAR CURSO

Inteligência Artificial para simplificar o dia a dia

Os sistemas de inteligência artificial já são uma realidade na concepção de tarefas criativas e inovadoras. Neste curso, você irá conhecer os modelos de geração de texto, como o GPT-3, e de geração de imagem, como o DALL-E2 e compreender sobre as possibilidades de co-criação de instrumentos de inteligência artificial para a simplificação de tarefas do dia a dia, com eficiência, e para o aumento da produtividade.

ACESSAR CURSO

PARA VOCÊ LER

A relevância da regulação do uso da Inteligência Artificial no Setor Público

Artigo de opinião do líder MLG/CLP Tadeu Saravalli

"A relevância e urgência da regulamentação da IA no setor público no Brasil é uma necessidade para se evitar desvios de finalidade nas tomadas de decisões com efeitos danosos sociais, econômicos e de inovação. Não é à toa que a UNESCO publicou recentemente um estudo intitulado "Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial", com um dos objetivos de fornecer um marco universal de valores, princípios e ações para orientar os Estados na formulação de suas legislações, políticas, ou outros instrumentos relativos à IA, em conformidade com o direito internacional."

REDE DE LÍDERES CLP

🖥️

Iniciativas que estão transformando o país!

As mais de 9.500 lideranças que formamos em todo o Brasil estão deixando seu legado nas mais diferentes áreas da gestão pública.

Conheça a Casoteca CLP, espaço com mais de 50 boas práticas estaduais e municipais que estão impactando positivamente o país.

Acessar →

Newsletter Coisa Pública

Toda semana eu escrevo uma newsletter com os bastidores da política nacional, boas práticas da gestão pública e oportunidades para você ser uma pessoa ativa na vida política do país.


Conteúdo apurado e direto ao ponto.


Eu sou o Guilherme Franco, do Coisa Pública, e te espero toda sexta-feira pela manhã.


Aguardo você!